Advertisement
Categories: Política

Nomeação de João Roma Foi definida após o aval do presidente do Republicanos

Após idas e vindas, o martelo sobre a nomeação de João Roma (Republicanos), foi batido na noite de quinta-feira (11), quando o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, reforçou a indicação do aliado a Jair Bolsonaro (sem partido).

A publicação no diário oficial desta sexta (12), porém, surpreendeu até aliados de Roma. A expectativa era a de que a formalização ocorresse após o Carnaval.

Depois de ofensiva do presidente do DEM, ACM Neto, para evitar a nomeação do parlamentar da Bahia, considerado seu afilhado, Pereira chegou a sugerir para o posto o nome de Marcos Jorge, que foi ministro da Indústria. A indicação, porém, foi rejeitado pelo Planalto.

O dirigente do Republicanos passou a ser pressionado para indicar a ele próprio para a pasta, mas Pereira concluiu que não queria assumir o ministério.

O próprio Roma pediu que outro nome fosse procurado, mas, apesar da resistência de Neto, o afilhado de ACM avisou a Pereira que não se furtaria a chefiar a pasta caso fosse essa a decisão final do partido.

Na noite de quinta, então, o presidente do Republicanos telefonou para o ministro general Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e disse que a indicação do partido era mesmo Roma e não havia outro nome a sugerir.

Bolsonaro, que já havia chancelado o deputado, decidiu levar adiante a nomeação mesmo sob resistência de auxiliares, que temiam desagradar a Neto. Roma entrará no lugar de Onyx Lorenzoni, que foi para a Secretaria Geral.

Antes dele, outro deputado da Bahia havia sido sugerido para o cargo: Márcio Marinho. Houve, porém, avaliação de integrantes da bancada do Republicanos de que faltava experiência ao parlamentar.

Além disso, deputados ligados à Universal não gostaram da ideia de que um bispo da igreja assumisse o Ministério pelo receio de ressuscitar polêmicas envolvendo outro integrante da corrente evangélica.

Fonte: Bahia Botícias.

F. Silva

Recent Posts

Itália vence País de Gales e avança em 1º do grupo na Euro

Mesmo jogando com um time alternativo, a Itália dominou o País de Gales neste domingo,…

1 hora ago

‘É chato deixar o vice fora de reuniões com ministros’, diz Mourão

Isolado no governo Jair Bolsonaro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirma que não sabe…

2 horas ago

Deputada federal de Goiás “caça” Lázaro com fuzil e helicóptero

A deputada federal Magda Mofatto (PL-GO), publicou um vídeo em suas redes sociais neste sábado…

7 horas ago

Saúde começa hoje a distribuir 7,6 milhões de doses de AstraZeneca

O Ministério da Saúde começa, neste domingo (20), a distribuir aos estados mais de 7,6…

9 horas ago

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina em todos os estados e no DF

Milhares de pessoas foram às ruas nesse sábado (19), em cidades de todo o país…

9 horas ago